9 de setembro de 2007

Cultura local

Várias são as manifestações culturais.

Algumas das maiores manifestações folclóricas e culturais estão ligadas as práticas agrícolas, como a festa das colheitas realizada no outono.
Quando os agricultores oferecem sacrifícios aos deuses das colheitas e plantações em grandes fogueiras, sob os olhos atentos da lua cheia.

Outras manifestações como o festival da cavalaria, homenageiam o passado de lutas e honra dos cavaleiros. Este é um feriado que dura 4 semanas onde os cavaleiros das nobres famílias simulam as batalhas de outrora e com muitos banquetes e danças nos refinados salões da sociedade. Acontece para celebrar a Unificação, para marcar o dia em que o Conde de Imbéria declarou sua lealdade ao rei de Ralmam e a partir desse dia Imbéria passou a fazer parte do Reino. Isso aconteceu a 486 anos! Durante esse tempo o tratado de lealdade foi mantido e o festival só não aconteceu durante os períodos de guerra. Onde os cavaleiros eram mais úteis em batalha.

Os festejos da maior Lua (ou a maior noite) onde rituais de homenagem aos mortos e aos espíritos são realizados em todos os templos e nas casas. Onde existem pequenos altares e velas acesas. As famílias reúnem-se silenciosas em vigília. Em quanto os espíritos vagam pelas ruas (segundo as histórias e lendas).

O maior sol também é bastante festejado. Onde casamentos e batismos são os principais acontecimentos. Muita festa e danças são vistos. As praças ficam lotadas de pessoas que cantam e dançam animadas até o sol se pôr. Essa é também conhecida como a noite das noivas, pois a tradição diz que casar-se nesse dia traz vida feliz e muitos filhos!

A dança é a característica presente em praticamente todos os rituais. Mesmo no festejo aos mortos os sacerdotes realizam seus rituais em que interpretam uma espécie da dança do silêncio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A CULPADA

Minha foto

Sou Ellayne Medeiros da Silva, Engenheira Eletricista formada na Universidade Federal de Campina Grande, especialista em planejamento pela Universidade Federal do Amazonas

Postagens Populares