De Lajedos&Lagartos todos mundo quer um pouco


Surgiram em mim vários questionamentos, acho que é por isso que o blog deles chama-se pensontopia afinal...

A primeira coisa a comentar é que cada vez que vejo uma atualização do Lajedos&Lagartos (jogo de RPG em desenvolvimento pelo Danielfo com temática regionalista) me sinto mais "em casa". Vida de nordestino é assim mesmo, “agente” fala mal de tudo de lá mas sente uma saudade medonha. O jeito de falar das pessoas, as expressões, maneirismos, a paisagem que hora é cinza/branca hora é verde e cheia de viço. A idéia genial do Daniel em usar o Nordeste Fantástico esta sendo bem trabalhada e não tenho dúvidas que o jogo será incrível!

Como um pensamento logo puxa outro...Eu ouvia essas histórias em criança e hoje não vejo ninguém falando a respeito. Eu mesma sei de poucos contos e infelizmente tenho a impressão que não restará nada de autentico do Nordeste para minha filha apreciar. A buchada de bode esta perdendo lugar para o Bobs da vida. Não cabe a mim julgar se isso é bom, ruim ou apenas natural.

Ariano Suassuna, nosso herói mais valente, já está na idade da contemplação e depois dele quem poderá levantar essa bandeira? Afinal tudo hoje é global, quem vai ter tempo de pensar sobre regionalidade, sobre cultura popular (aquela que não se aprende nas escolas, museus ou faculdades)?

Basicamente o imaginário fantástico que povoa o Nordeste é uma tradição oral que esta enfraquecida. Ariano é uma excessão, ele conseguiu transportar para o papel as lendas e mitos que permeiam o chão de barro vermelho do sertão. Não vejo ninguém assumindo seu posto.

Mais um motivo para elogiar o trabalho do Daniel. Quem poderia imaginar juntar coisas tão estranhas quanto RPG e cultura nordestina? Mas infelismente acho que daqui a 50 anos essa riqueza intrínseca poderá não existir ou pior, virar coisa de “dotô estudado” dentro dos portões das faculdade...assim como se estuda latim ou palentologia.

Viva Inácia e Firmino!

Comentários

  1. Oi Ellayne, chegou a ver a versão rascunho pronta de L&L. Já está lá no Pensotopia. Aí que saudade d'ocê.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

RESENHA DE "UM DIA" – COM SPOILERS

PLANOS PARA VOLTAR A MESTRAR

o mundo digital