CRIAÇÃO DE CENÁRIOS PARA RPG


CRIAÇÃO DE CENÁRIOS

O RPG é um modo divertido de passar algumas horas com seus amigos. Muitas vezes o grupo possui uma preferência por jogos ou cenários mais incomuns. Nessa hora surge a necessidade de adaptar um sistema ou cenário pronto, moldando-o, de modo que ele alimente a diversão do grupo, facilitando aspectos que o sistema padronizado não contempla. Em alguns casos o grupo opta por um material totalmente independente (caseiro) para aventurar-se em suas sessões de RPG.

Como mestre eu já dediquei muitas horas a construção de cenários que considerava interessantes para usar na minha mesa de RPG. Partindo desta experiência pessoal/amadora vou escrever alguns posts falando sobre os pontos importantes para a construção de cenários caseiros. Pontos que me orientaram na construção dos meus cenários e algumas dicas que aprendi com gente mais experiente. Obvio que não se trata de formula pronta e fechada, nem pretendo me tornar referência no assunto, assumindo que existe muito material disponível sobre o assunto na internet.

A primeira coisa a falar a respeito da criação de cenários é: Faça com que seja interessante para os jogadores.

Se você como mestre/narrador identificou que o cenário padrão que estão usando anda deixando as suas aventuras travadas ou sem maiores surpresas pra seus jogadores talvez seja a hora de bolar algo inusitado. Porém tenha muito cuidado ao arriscar-se nesta empreitada. O melhor é apresentar as idéias que você têm para o cenário a seus jogadores e pedir que eles façam sugestões.

Não corra o risco de dar um "tiro no pé" passando horas sem fim escrevendo um cenário que ao final não vai agradar seus jogadores porque na verdade não era bem isso que eles gostariam de ver. Vá por mim, é muito ruim ver que todo o trabalho que você teve não rendeu diversão alguma na sua mesa.

A segunda coisa e dizer a esse respeito é: não tenha medo de usar idéias "manjadas" no seu cenário. Até porque não existe tantas possibilidades ainda a descobrir kkkk. Se você fizer uma pesquisa um pouco mais detida na internet vai perceber que praticamente todo gênero de aventuras têm uma gama de cenários prontos para dar suporte. Muitas vezes bastam pequenas adaptações em cenários prontos pra aumentar a diversão exponencialmente. Muitas vezes os jogadores têm problemas específicos relacionados ao cenário que você esta usando no momento. Talvez eles não gostem de como é tratada a magia no cenário padrão, ou quem sabe eles gostariam de ver outras alternativas de religião, ou detestam ter que viajar sempre a pé ou a cavalo. Nestes casos, basta adaptar o cenário padrão as necessidade levantadas pelo grupo e assim seus jogadores vão poder experimentar aspectos novos mesmo usando o cenário padrão.

Você já se dedicou a escrever um cenário caseiro para suas aventuras? Como foi a experiência? O que foi mais complicado de fazer? Comente aqui!
--
Ellayne Medeiros da Silva
www.ellayneviver.blogspot.com

Comentários

  1. Achei bastante pertinente o seu texto. Deveria esmiuçar mais esta questão da criação de cenários interessantes.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

RESENHA DE "UM DIA" – COM SPOILERS

PLANOS PARA VOLTAR A MESTRAR

o mundo digital